BLOG

Por Adelmo Carneiro Lessa 21 de abril de 2025
Muita gente tem a ideia de que a comunicação é apenas falar, ser falante, ter voz e expressar ideias. Isso, sem dúvida, é uma parte essencial do processo comunicativo. No entanto, a comunicação não se resume apenas à emissão de mensagens. Para que ela ocorra de forma eficaz, é imprescindível a existência de dois elementos fundamentais: o emissor e, não menos importante, o receptor.
Por Biruta Digital 4 de abril de 2025
Li recentemente um texto aqui no LinkedIn dizendo que Walther Salles comparava o roteiro audiovisual à argamassa. E ele tem razão, assim como a argamassa é essencial para dar estrutura e estabilidade a um prédio, o roteiro é a base que organiza e conecta todos os elementos de uma produção audiovisual.
Por Adelmo Carneiro 27 de setembro de 2024
Em um cenário acelerado e marcado pelo imediatismo, é comum que o brainstorming, uma ferramenta poderosa e essencial, seja negligenciado nas agências de comunicação. Por vezes, busca-se um caminho mais curto, saltando etapas importantes como a geração de ideias criativas e inovadoras. Contudo, esse atalho pode levar a resultados desastrosos, principalmente quando aliado a um briefing mal feito. O profissionalismo deve prevalecer em todas as etapas do processo criativo, e o briefing é o ponto de partida para uma comunicação clara e bem-sucedida entre a equipe da agência e o cliente.
Por Adelmo Carneiro 20 de setembro de 2024
O briefing, sem dúvida, é um dos pilares fundamentais nas agências de comunicação. Trata-se de um documento essencial que tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre o projeto ou campanha em questão. É através dele que se estabelece uma comunicação clara, objetiva e eficiente entre a equipe da agência e o cliente, identificando problemas e garantindo um resultado final mais alinhado com as expectativas.